Coordenador do LIC ressalta importância da atuação conjunta entre setor público e a sociedade

O coordenador do Laboratório de Inovação e Controle (LIC), Paulo Alcântara, vinculado à Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), participou, nesta quinta-feira (7/1), da primeira edição do projeto InovaMente. O projeto apresenta a trajetória do LIC e de outros equipamentos, e abre a maratona para criação de laboratórios de inovação, o Ilabthon, que acontecerá de 29 a 31 de janeiro, no formato virtual.

Durante sua participação, Alcântara defendeu uma atuação conjunta entre setor público e a sociedade. “Nossa proposta é promover informações de forma colaborativa para resolver problemas complexos que surgem na área do controle externo, na gestão pública e no controle social. O Tribunal de Contas do Ceará ajuda com várias ferramentas de inovação”.

O representante cearense pontuou, ainda, durante a transmissão, que existe um constante acompanhamento da sociedade e demais setores no que diz respeito à atuação do setor público. Diante dos desafios, Alcântara reforça a importância do investimento em inovação, fortalecendo a relação entre o Tribunal e o público externo. O objetivo, segundo ele, é atuar junto ao jurisdicionado, população, imprensa e instituições públicas.

“Começamos a trabalhar no início da pandemia, com uma equipe reduzida, mas isso está dando tempo para a gente se preparar melhor para o que virá”, pontuou o coordenador. “Temos que entender que o controle não é feito somente dentro do Tribunal. Existe uma total interação com a sociedade e com o jurisdicionado (gestores públicos). É aí que entra a inovação.”

Objetivos do LIC:

- Fomentar a cultura da inovação
- Promover e realizar eventos
- Realizar oficinas de criação
- Desenvolver produtos de inovação

Rede

A Rede Conexão Inovação Pública RJ (Rio de Janeiro) é a organizadora do Ilabthon e do projeto InovaMente. A programação, iniciada nesta quinta-feira com a live, busca apresentar a trajetória dos laboratórios públicos nacionais e sua importância. Também participaram da transmissão a coordenadora do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará (Íris), Jessika Moreira, e integrantes de outras iniciativas de todo o País.

Clique aqui e confira a live completa