Laboratório de Inovação do TCE realiza formação para aperfeiçoar atuação, ferramentas e metodologias


O Tribunal de Contas do Ceará realizará, por meio do Laboratório de Inovação em Controle (LIC), vinculado ao Instituto Plácido Castelo (IPC), a Oficina "LET'S GOV", que objetiva melhor estruturar o funcionamento do LIC além de disseminar a inovação nos órgãos públicos. A formação é voltada aos servidores e colaboradores do TCE e ocorrerá de forma online, nos dias 11 e 12 de fevereiro, das 9h às 13h. A oficina visa incentivar as instituições no trabalho colaborativo, com atualizações sobre ferramentas, metodologias e formatos.

 

A capacitação terá carga horária de 8 horas, referente aos dois dias. 

 

Conteúdo programático do "LET'S GOV":

 

- Introdução

- Evolução

- Contexto da Inovação

- Organizacional

- Carta de Serviços

- Governança

- Encerramento

 

Antecedendo a formação, nesta segunda-feira (25/1) foi iniciado o curso “Criação e operação de laboratórios de inovação no setor público”. A iniciativa, que vai até o dia 10 de fevereiro, consiste na etapa preparatória para a oficina ‘LET’S GOV’, e conta com 30 vagas e uma carga horária de 12 horas, na modalidade a distância e auto-instrucional (sem instrutor). “O objetivo é apresentar os principais elementos existentes em laboratórios no setor público e em sua implantação e operação”, destaca o coordenador do LIC, Paulo Alcântara.

 

LIC

 

O LIC está inserido no contexto de inovação implementado no Tribunal de Contas. “Os laboratórios de inovação no setor público surgem em um contexto em que as crescentes demandas sociais e a dificuldade em lidar com os problemas complexos requerem uma nova forma de organização que possibilite a sua adequação a essa realidade e que possa fomentar a inovação nas atividades, em prol de uma melhor prestação dos serviços à sociedade”, ressalta Alcântara. 

 

Neste contexto, o Laboratório de Inovação em Controle objetiva apoiar os setores do TCE na busca e desenvolvimento de soluções inovadoras, de forma colaborativa, para solução de problemas complexos na área do controle governamental e do controle social. Vale destacar que a ação está alinhada à perspectiva de gestão e inovação do Planejamento Estratégico institucional do Tribunal de Contas do Ceará.