Facebook IPC TCE-CE Instagram IPC TCE-CE Twitter IPC TCE-CE Youtube IPC TCE-CE

Revista Controle é considerada a mais relevante sobre LRF entre periódicos brasileiros

09-02-21

A Revista Controle – Doutrinas e Artigos, periódico semestral do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, publicou 17 trabalhos sobre Lei de Responsabilidade Fiscal, o que representa 44,7% dos materiais publicados em português, no período de 2000 a 2018. A informação foi destacada em artigo apresentado em 2020, no XIV Congresso ANPCONT (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis), intitulado “Produção Científica acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal entre 2000 e 2018: um estudo bibliométrico”.

De autoria de Anderson Rafael Costa Sousa e Helen Maria da Silva Gomes, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o trabalho teve como objetivo constatar a produção científica e promover a discussão, por meio da análise de conteúdo nos artigos que mencionaram no título ou no assunto a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O artigo indica, ainda, outros dois periódicos, Revista Ambiente Contábil e Revista de Administração Pública, que concentram 10 publicações (26,3%) ao ponto que os 11 artigos restantes (29%), estão em outros 10 periódicos. LRF foi a palavra mais citada, 47 vezes, seguida por despesa, 28 vezes, e público, 27 vezes.

Para o editor da Revista Controle e vice-presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, “esse é um reconhecimento da credibilidade, da consolidação e da importância da Revista como publicação nacional. A cada edição, pesquisadores, professores e técnicos de diversas instituições brasileiras colaboram com a Revista. Isso é motivo de alegria e de continuar um trabalho coletivo, que tem dado resultados muito satisfatórios”, destacou.

Além desse assunto, a Revista Controle aborda temas, em sua maioria, das áreas do Direito Constitucional, Direito Administrativo, Finanças Públicas, Controle Externo, Lei de Licitações e Contratos, Fiscalização das Organizações Sociais, Processo Administrativo, Contabilidade Pública, Auditoria Operacional, de Gestão e de Processos, além de todas suas demais ramificações.

Saiba mais

A Revista Controle, disponível para a sociedade, visa dar continuidade ao compromisso assumido desde 2009, em atender interesses acadêmicos disseminando o conhecimento científico, contribuindo para a melhoria do processo de controle externo. O periódico é registrado em portais nacionais e internacionais como, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), CAPES, Latindex, PKP/Index, Diadorim, Livre, Rede Rubi, Google Acadêmico e Editora Digital Fórum.

Clique e acesse o artigo sobre LRF na íntegra.