Laboratório de Inovação do TCE apresenta experiência com Linguagem Simples em evento do Governo do Estado


A experiência do Laboratório de Inovação em Controle (LIC), vinculado à Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo, na utilização da Linguagem Simples será apresentada durante o 1º Encontro da Rede Linguagem Simples Ceará. O evento online, organizado pelo Governo do Estado, ocorrerá na próxima terça-feira (2/3), às 16h, pelo YouTube, e visa fomentar a importância de aproximar o governo da sociedade por meio da linguagem.



O coordenador do LIC, Paulo Alcântara, apresentará a experiência do Laboratório na utilização da técnica e quais os impactos positivos que essa aplicação traz à Corte de Contas. “Fizemos um convênio para realizarmos várias coisas na área de inovação e já entramos com um projeto de Linguagem Simples. A participação no evento deixa a gente em contato com outros participantes para trocarmos e trazermos experiências para serem aplicadas no Tribunal”, afirma.

O TCE Ceará celebrou a parceria com o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado (Íris LabGov), no final de 2020, para implementar a técnica. A Linguagem Simples abrange desde o cumprimento da lei e da garantia de direitos da população ao planejamento para entender o perfil social de determinada comunidade e seu nível de alfabetização e inclusão digital. Como uma técnica de comunicação, o objetivo é facilitar a compreensão dos produtos e documentos.

“A Linguagem Simples é uma técnica para deixar o texto e outros produtos mais diretos, simples e claros, que o cidadão leia, olhe, entenda e possa utilizar aquela informação na prática”, destaca Alcântara.

Ceará

Além da experiência do LIC, serão apresentadas, durante o evento online, as ações na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), no Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e na Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). “Entendemos como fundamental a adesão de todo o setor público para fazer avançar essa nova cultura de linguagem no Ceará”, reforça a coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Isabel Ferreira Lima.

O encontro online representa, neste cenário, um marco para a Rede Linguagem Simples Ceará. O grupo foi criado em fevereiro de 2020, durante o curso com a especialista na técnica, Heloisa Fischer, que formou a primeira turma de multiplicadores no Governo do Estado. Com a disseminação das primeiras experiências, a Rede reforça a conexão entre seus participantes para que a técnica seja cada vez mais utilizada.

O evento será transmitido ao vivo no Youtube do Íris LabGov. Os interessados podem fazer a inscrição acessando este formulário online. No dia do evento, os inscritos receberão o link da transmissão no e-mail cadastrado.

1º Encontro da Rede Linguagem Simples Ceará
Data: 2 de março (terça-feira)
Horário: 16h
Inscrições: bit.ly/encontroredelsceara
Mediadora: Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará