logo-tce-menor

Facebook IPC TCE-CE Instagram IPC TCE-CE Twitter IPC TCE-CE Youtube IPC TCE-CE

Apresentação LIC


Laboratório de Inovação em Controle do TCE (LIC)

O Laboratório de Inovação em Controle (LIC), vinculado ao Instituto Plácido Castelo (IPC), a escola de contas e gestão pública do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), tem como objetivo apoiar os setores do tribunal na busca e desenvolvimento de soluções inovadoras, de forma colaborativa, inclusive com agentes externos (jurisdicionados e sociedade), para solução de problemas complexos na área do controle governamental, controle social e gestão pública. Trata-se de um ambiente de cocriação e experimentação, e de fomento da cultura da inovação dentro da instituição.
 
No âmbito do controle governamental, a inovação pode ser usada para se obter melhores resultados na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, bem como tornar mais acessível e transparente a atividade de controle, em colaboração com jurisdicionados, outras organizações públicas e a sociedade.
 
O LIC é um ambiente com espaço físico descontraído, que busca estimular a inovação e a criatividade. Por meio de sua equipe e voluntários, utiliza abordagens e técnicas inovadoras para reunir pessoas (servidores e membros do TCE, servidores e gestores públicos estaduais e municipais, bem como cidadãos de forma geral) para, de forma colaborativa, encontrarem soluções inovadoras para problemas complexos, visando o aperfeiçoamento da atuação do TCE.
 
O laboratório também busca desenvolver as habilidades dos servidores e membros para a inovação, preparando-os para os desafios atuais e futuros, conforme as novas competências demandadas para o século XXI. 
 
Para isso, apoia o desenvolvimento da inovação no TCE, por meio da realização de oficinas de ideação e prototipagem de soluções para problemas na área do controle e da gestão pública, da realização de formações e capacitações (cursos e eventos) relacionadas ao tema, e do estímulo à cultura da inovação, dentre outras ações.
 
A atuação do LIC contempla as seguintes dimensões:
 
1. promoção da cultura da inovação; 
2. realização de oficinas de cocriação;
3. realização de capacitações e eventos;
4. desenvolvimento de produtos.
 
Além disso, o LIC poderá propor a celebração de parcerias e cooperações na área da inovação com universidades, órgãos públicos e outras instituições.
 
Juntamente com a implantação do LIC, também é prevista a criação de uma política de inovação para o TCE, que instituirá um programa de inovação, e contemplará as seguintes diretrizes:
 
1. Promoção da cultura da inovação no TCE, por meio de ações de disseminação e reconhecimento;
2. Desenvolvimento de capacidades técnicas e gerenciais para a inovação para os membros e servidores;
3. Criação de um ambiente propício à criação de soluções inovadoras para problemas complexos nas áreas do controle governamental, controle social e da gestão pública (ex. Laboratório de Inovação);
4. Facilitação do processo de desenvolvimento de projetos de inovação;
5. Aproximação do Tribunal com a sociedade com a promoção do controle social;
6. Desenvolvimento e implantação de formas inovadoras de auditoria e controle;
7. Busca de soluções para problemas complexos dentro do escopo de atuação do TCE, de forma colaborativa;
8. Promoção da inovação aberta.
 

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.1793

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.1793

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.