logo-tce-menor

Facebook IPC TCE-CE Instagram IPC TCE-CE Twitter IPC TCE-CE Youtube IPC TCE-CE

Arrow
Arrow
PlayPause
Slider

Mentoria em linguagem simples reúne grupos de simplificação de documentos do TCE Ceará e do TCE/SC


Mais uma etapa de trabalho do Grupo de Trabalho de Simplificação de Documentos do TCE Ceará foi realizada. Nesta quarta-feira (8/9), o GT se reuniu com a equipe do Laboratório de Inovação e Dados (Íris), do Governo do Estado, para realizar o primeiro encontro de mentoria cujo tema foi linguagem simples. O evento, em formato online, contou com a participação dos servidores do TCE do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) que fazem parte do Programa de Simplificação de Documentos deste órgão – Inovatce.

 

Foram realizadas apresentações sobre o andamento dos projetos para adoção da linguagem simples nos dois Tribunais de Contas.

 

No TCE Ceará, o Grupo de Trabalho de Simplificação de Documentos é organizado pelo Laboratório de Inovação em Controle (LIC), vinculado ao Instituto Plácido Castelo (IPC). As atividades do GT foram apresentadas pelo secretário-executivo do IPC e coordenador do LIC, Paulo Alcântara, o qual explicou que o documento “Pedido de cópias de processos” foi selecionado para realizar proposta de modelo simplificado. O coordenador informou que, durante os dois encontros de trabalho, a equipe fez a análise do documento de forma a identificar os públicos-alvo e a estruturar as informações para a proposta simplificada.

 

A Coordenadora do Programa de Linguagem Simples e Inovação Jurídica do TCE-SC, Joseane Aparecida Correa, explicou que o objetivo da ação é simplificar os textos sobre a Ouvidoria presentes no site institucional. De acordo com Joseane, foram realizadas duas oficinas com servidores do órgão, em que foram abordados conceitos da linguagem simples e iniciadas as etapas de análise e reescrita dos textos.

 

Ao final de cada apresentação, a coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Isabel Ferreira, fez recomendações sobre os trabalhos dos Grupos. Este momento também contou com a participação de Nati Esper, gestora de Redes do Iris; e Mariana Zonari, gestora de Inovação Jurídica do Íris.

 

O próximo encontro de mentoria está previsto para 6/10 e o tema será direito visual.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.1793

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.